Coloque dentro de 10 envelopes algumas tarefas para serem realizadas pelos participantes e lacre os envelopes para que não possa ser aberto pelos mesmo, e em seguida numere os envelopes, esconda debaixo dos bancos 6 envelopes ou seja automaticamente o número de participante também será 6 , chame um participante por vez e pergunte se ele quer trocar o seu envelope por um dos quatros envelopes que está nas mãos do coordenador da dinâmica ,após a possível troca ou não, solicite que um a um dos participantes chamados vá se posicionando na frente,quando todos estiverem com seu envelope devem ser aberto um por um dos envelopes, e ver qual a tarefa a ser realizado alguns sairão com brindes e outros com tarefas para cumprirem na hora . Exemplos de tarefas: coloque dentro dos envelopes vales brindes, tarefas como levar visitas na Escola Sabatina , cantar hinos, fazer declaração de amor ou de amizades a um amigo,dentre outros, essa dinâmica é show
Esta dinâmica terá de 10 a 15 perguntas com o objetivo de saber dos irmãos o que eles gostariam de ser (seja lá o que for). A dinâmica começa assim: Se você fosse um.... 1- Personagem bíblico, qual personagem você seria? 2- Árvore, que árvore você seria? 3- Livro da Bílbia, que livro você gostaria de ser? Você pode definir à vontade as opções. As respostas deverão ser escritas no papel que os participantes receberam, não esquecendo de colocar o nº da pergunta e o seu nome. Depois de recolhidos, o coordenador sorteará 2 ou 3 papéis e lerá as repostas, sem dizer o nome de quem as escreveu. No final, o coordenador perguntará: QUEM SOU EU? E a pessoa que se identificou com as respostas se levantará e dirá em voz alta o seu nome, ganhando assim um brinde. Esta dinâmica envolve toda a igreja, que gosta de responder a estas perguntas. Materiais utilizados: papel e canetas para todos ou pelos menos para maioria dos participantes.
Objetivos:Enaltecer qualidades dos integrantes do grupo.
Material:Lápis e papel para os integrantes.
Como Fazer:
1. O coordenador divide o grupo em subgrupos de quatro a seis integrantes e, em seguida, expõe o seguinte: a) "Muitas vezes apreciamos mais um presente pequeno do que um grande. Muitas vezes ficamos preocupados por não sermos capazes de realizar coisas grandes e negligenciamos de fazer coisas menores, embora de grande significado. Na experiência que segue, seremos capazes de dar um pequeno presente de alegria para alguns integrantes do grupo."
2. Prosseguindo, o coordenador convida os integrantes para que escrevam mensagens para todos os integrantes de seu subgrupo.
3. As mensagens devem ser da seguinte forma: a) Provocar sentimentos positivos no destinatário com relação a si mesmo; b) Ser mais específicas, descrevendo detalhes próprios da pessoa ao invés de características muito genéricas; c) Indicar os pontos positivos da pessoa dentro do contexto do grupo; d) Ser na primeira pessoa; e) Ser sinceras; f) Podem ser ou não assinadas, de acordo com a vontade do remetente.
4. As mensagens são dobradas e o nome do destinatário é colocado do lado de fora.
5. Então elas são recolhidas e entregues aos destinatários.
6. Depois que todos tiverem lido as mensagens, segue-se a conclusão da dinâmica com um debate sobre as reações dos integrantes.
ma dinamica bem interessante: Selecionamos 1 menino e 1 menina e os deixamos de costas para a classe, entre eles colocamos uma lousa, mas um pouco atrás para que eles não consigam ler o que nela será escrito. O administrador da dinâmica escreve o nome de um personagem biblico na lousa e os meninos dão dicas para o seu representante e as meninas para a sua representante lá a frente, porém essa dica pode conter apenas uma palavra. Por exemplo se escrevermos na lousa: - ADÃO - não podemos dizer primeiro homem, mas só primeiro pois só deve conter uma palavra na dica.
Continuar com a decoraçãp da lição anterior.
Livro para fazer com os alunos, pode ser montado durante o trimestre.
Presépio de papel
Neste site você encontra estas peças para baixar e montar com seus alunos.