Matrioskas como incentivo (2.trimestre 2011)
Uma matrioshka, matriochka ou matrioska (em russo матрёшка ou матрешка, Matryoshka) ou boneca russa é um brinquedo tradicional da Rússia, constituída por uma série de bonecas, feitas de diversos materiais, ainda que o mais frequente seja a madeira, que são colocadas umas dentro das outras, da maior (exterior) até a menor (a única que não é oca). A palavra provém do diminutivo do nome próprio Matryona.
O número de figuras que se conseguem encaixar é, geralmente de 6 ou 7, ainda que existam algumas com um número impressionante de peças.
Sugerimos matrioskas em papel coladas sobre cartolina e recortadas, conforme modelo apresentado, como incentivo para cada sábado. Observar que o primeiro conjunto com 5 bonecas está duplicado (pode ser usado assim para 2 alunos). As demais estão numeradas, de acordo com o tamanho. A de número 5 deve ser inserida entre a 4. e a última da primeira folha., para se se tenha uma sequência crescente.
No primeiro sábado o aluno que houver cumprido o que for proposto para ser merecedor do incentivo receberá a primeira boneca. A cada sábado a boneca será maior até chegar a boneca 12. No 13° sábado as bonecas serão unidas por argolas na base e colocadas em uma bonita sacolinha e assim o aluno reberá neste sábado a sua lembrança do trimestre, sendo tanto mais completa quanto mais sábados houver cumprido os requisitos. ( talvez seja interessante manter as figuras na Escola Sabatina, para evitar que os alunos esqueçam de trazê-las no 13° sábado e assim o incentivo possa ser devidamente completado).
ESTES MATERIAIS VOCÊ PODE ENCONTRAR COM A DEPARTAMENTAL DO MINISTÉRIO INFANTIL DE SEU CAMPO.
CADASTRO DE ALUNOS
PLACA PARA PASTA DE ATIVIDADES, PORTA ETC.
TALENTOS USADOS NO INCENTIVO DE ATIVIDADES. TOMEM CUIDADO PARA NÃO TRANSFORMAR EM COMÉRCIO AS ATIVIDADES, AS VEZES OS ALUNOS FAZEM SÓ PARA GANHAR OS TALENTOS, O IDEAL É QUE NÃO SAIBAM QUANTO VALE CADA TAREFA.
PAINEL DAS VISITA ONDE ELES ESCREVEM SEUS NOMES DEIXANDO SEU REGISTRO NA CLASSE, PODEM DEIXAR Nº DE TELEFONE PRA POSSIVEIS CONTATOS MISSINÁRIOS.
CARTAZ PARA INCENTIVO DAS TAREFAS DA CLASSE
SUGESTÃO DA USB PARA INCENTIVO DE OFERTAS
PLACA PARA A HORA DOS ANIVERSÁRIOS, VISITAS, ORAÇÃO INTERCESSÓRIA, ETC.
PLACA PARA A HORA DA CURIOSIDADES DA CARTA MISSIONÁRIA
CARTÃO PARA ALUNOS FALTOSOS
CARTÃO DE ANIVERSARIANTE
DINÂMICAS PARA CLASSE DOS JUVENIS
01. Trocando Confidências
Material: Ficha com perguntas, uma caneta ou lápis.
Desenvolvimento: Ao sinal dado pelo(a) professor(a), os alunos terão dez minutos para preencher a ficha com o autógrafo dos colegas que apresentam as características presentes na ficha. Para isso, deverão se movimentar, perguntando e interagindo com os colegas.
Finalização: O jogo termina após os dez minutos estabelecidos previamente. Todavia poderá ser dado mais um tempo para que todos concluam as suas fichas. A seguir os alunos poderão fazer a leitura de suas fichas.
Trocando Confidências Você tem dez minutos para encontrar entre seus colegas alguém que...
- aniversarie no mesmo mês que você_________________________________ - tenha o costume de falar sozinho___________________________________ - use o mesmo número de sapato que você_____________________________ - tenha um animal doméstico________________________________________ - tenha a sua idade_______________________________________________ - tenha a mesmo número de irmãos___________________________________ - tenha a mesma cor dos olhos______________________________________ - tenha a mesma cor dos cabelos____________________________________ - adore ler_____________________________________________________ - goste de estudar_______________________________________________ - se ache tímido_________________________________________________ - goste de brincar________________________________________________ - tenha medo do escuro___________________________________________ - goste de viajar_________________________________________________ - pratique algum esporte___________________________________________ - torça pelo mesmo time que você____________________________________ - more no mesmo bairro que você____________________________________ - tenha nascido na mesma cidade que você_____________________________ |
02.Mensagens ao mar
Material: Pequenos pedaços de papel, caneta ou lápis, uma garrafa plástica transparente.
Desenvolvimento: Dar um pedaço de papel para cada aluno, e pedir para que coloquem os pedidos ou agradecimentos de oração nos papéis, não precisa por nome. Depois enrolar os papéis e colocar dentro da garrafa. Logo após orar pelos pedidos e agradecimentos.
Variantes: Lançar uma pergunta para a classe colocar nos papéis, não precisa por nome. - Perguntas sobre a lição.
- Perguntas sobre a Bíblia.
- Expectativas para o ano.
- O que mais gosta de fazer.
Depois enrolar os papéis e colocar dentro da garrafa. Devolver aos alunos os papéis, irão ler em voz alta e tentar adivinhar de quem é.
03. Jogo do Verde
Material: painel confeccionado (com tnt ou cartolina)
modelo
Jogo do verde
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(bolso)
Desenvolvimento: Na sala a professora escolhe um aluno e da para ele um dado, o aluno jogará o dado conforme o número que cair o aluno irá se dirigir ao respectivo bolso, pega uma ficha e realiza a atividade da mesma. Se o aluno errar sorteia uma prenda para realizar. ( a atividade pode ser uma pergunta da lição).
Finalização: O jogo termina quando todos os alunos tiverem participado ou até terminar o interesse.
4. Encontro Fatal
Material: Dois objetos
Desenvolvimento: A turma forma um círculo, a professora entrega um objeto para um aluno da direita e outro para um aluno da esquerda. Os objetos passarão de mão em mão até que um aluno fique com os dois na mão, este aluno deverá responder uma pergunta sobre a lição.
Finalização: O jogo termina quando todos responderem as perguntas. Quem errar paga uma prenda.
05.Olha o aviãozinho
Material: Folha de papel colorida.
Desenvolvimento: Os alunos farão um aviãozinho com um pedaço de papel colorido, dentro dele deverão escrever uma mensagem colocar seus nomes. Ao sinal dado pela professora, todos lançam seus aviõezinhos, pegam os que caem no chão e jogam novamente. E assim segue-se, sucessivamente, juntando e lançando os aviõezinhos.
Finalização: A um sinal dado, cada um deverá pegar um dos aviões que cair em suas mãos e ler a mensagem contida no mesmo.
06. Jogo do abraço
Desenvolvimento: Ao sinal da professora, simplesmente, sair abraçando os colegas que desejarem.
Finalização: De acordo com a motivação do grupo.
QUE Deus lhe abençoe no preparo destas atividades,
Um grande abraço,
Equipe MIC/ASR
Muito legal Karem!!!! Adorei, vou usar na classe dos juvenis eles vão adorar!!!
ResponderExcluirObrigada pelo elogio...Este blog também esta ficando uma maravilha...o Diego não tem blog,só é seguidor do meu pelo orkut...
ResponderExcluirvou dar uma olhadinha no do Marcio!
beijoooo
ah coloca um mural de recado para trocarmos recadinhos!beijooo
Muito bom! Parabéns Continue trabalhando pq assim ajuda outras que não tem tanta criatividade como vc :)
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