MATERIAL EXTRAIDO DA REVISTA IDÉIAS (Ministério da Criança e Adolescente - Ideias )
INGREDIENTES DAS CAIXAS DE ORAÇÃO
Estes são meus ingredientes básicos e alguns elementos que desencadeiam a oração (ingredientes de súplica) que podem ser usados em sua própria caixa de oração:
ADORAÇÃO – dar graças a Deus pelo que Ele é e por Seu caráter. Deus aprecia que oremos usando as Escrituras.
· Provedor: Filipenses 4:19 – Cédula de dinheiro, porque muitas vezes o usamos para suprir nossas necessidades.
· Cura: Salmo 103:3 – Band-aid, porque ajuda na cura da ferida.
· Salvador: Mateus 1:21 – Salva-vidas, porque Jesus nos salva.
· Protetor: Salmo 61:4; 23:4 - Cadeado/chave ou cerca de brinquedo, porque eles nos protegem.
· Criador: Gênesis 1:1; João 1:1 – Globo terrestre pequeno ou foto da terra.
· Glória a Seu Nome: Salmo 66:1-3 – Crachá adesivo com o nome.
CONFISSÃO – contar a Deus a respeito de seus pecados e erros.
· Provocação, briga, mentira, etc.: Tiago 1:26 – Objeto ou figura no formato de boca.
· Desobediência aos pais, professores, outras autoridades e a Deus: Lucas 11:28 - Bíblia pequena ou objeto ou figura no formato de orelha.
· Cobiça, inveja, rouba: Provérbios 28:13 - cédula de dinheiro.
· Ódio, ira, ciúmes, vingança: Provérbios 26:21 – carvão, ou fósforos – como iniciadores do fogo, ou Provérbios 10:12 – colher de pau.
· Atitude: Salmo 139:23, 24 - espelho pequeno porque Deus porque Deus vê e examina.
GRATIDÃO – agradecer a Deus pelas bênçãos recebidas.
· Criação – folha ou flor seca, ou flor artificial.
· Saúde – band-aid ou frasco de remédio vazio.
· Alimento – alimentos artificiais ou ilustração com alimentos.
· Salvação – cruz feita com palitos.
· Sua Palavra – Bíblia pequena.
· Amigos e Família – pequeno álbum com fotos.
SÚPLICA – apresentar pedidos e preocupações a Deus.
· Segurança na viagem (mesmo nos trajetos próximos à residência) - carro ou ônibus de brinquedo.
· Saúde/enfermidade – band-aid ou frasco de remédio vazio.
· Finanças, boas decisões quanto ao uso do dinheiro, situações de trabalho - cédula de dinheiro.
· Deixar brilhar a luz de Deus – lanterna.
· Passar tempo de qualidade com Deus, com a família ou com Jesus – relógio.
· Amigos e familiares que necessitam conhecer a Jesus – cruz feita com palitos.
DICA: mantenho os objetos em caixas pequenas, nas quais anoto do lado de fora o conteúdo e o que eles me lembram na oração. Assim como Deus não pode ser contido em uma caixa, também as orações não devem se limitar à caixa. Reveja sempre os ingredientes e amplie-os ou diminua-nos de acordo com sua situação de ensino.
Kim Andrysczyk mantém suas mãos ocupadas como escritora freelance, ministrando cursos sobre decoração de bolos e fazendo em casa o acompanhamento escolar de seus filhos.
Extraído de Kids’ Ministry Ideas, outubro – dezembro de 2005, pp. 7-9.]
O PODER DA ORAÇÃO DAS CRIANÇAS
Dawn Marie Barhyte
Cheguei cedo na igreja naquela manhã e sentei-me em silêncio retraçando os planos para a lição que apresentaria naquele dia quando uma criança pequena aproximou-se de mim em prantos.
-- Sra. Dawn – o Joshua disse chorando – Estou muito triste hoje! Se Deus ama a todas as criaturas, grandes e pequenas, por que não ajudou meu cachorro, Bob? Ele morreu!
Aparentemente, ele havia aprendido sua primeira lição a respeito da tristeza e estava lutando com sua jovem fé também. Afirmei-lhe que Deus segue nos amando mesmo quando coisas ruins acontecem as quais não podemos compreender. Gentilmente, convidei-o para orarmos.
Sentamo-nos juntos e em silêncio, considerando a perda. Fiz um carinho em suas costas e convidei-o a orar comigo – poderíamos conversar com Deus.
-- Sabe – disse para ajudá-lo a entender – Deus sempre nos ama e ouve nossas orações.
Mas o Joshua exclamou:
Como Deus pôde ser tão mau? O Bob era meu melhor amigo!
Novamente, reafirmei ao Joshua que o Bob estava dormindo e que Deus estava cuidando dEle. Isso parece ter exercido algum impacto pois mudou a expressão de seu rosto.
ENSINAR AS CRIANÇAS A COMO ORAR
Como pessoas envolvidas com os ministérios da criança, podemos aproveitar a fé das delas, apresentar o currículo com tolerância e ensinar os mais novos a como orar – não o que devem dizer. Devemos apresentar a oração às crianças de uma forma que aprofunde sua ligação com Deus.
Nos primeiros anos temos a maravilhosa oportunidade de fazer com que as crianças conheçam o conceito de que Deus anela ser o Amigo delas. Podemos mostrar a cada criança que conhecer a Deus tem muitas recompensas em nossa própria experiência e na dos outros. Sabemos e podemos ensinar às crianças que Deus sempre responde às nossas orações – ainda que algumas vezes Ele tenha de dizer “Não” – assim como o fazem o papai e a mamãe.
Cedo podemos deixar uma marca indelével na fé das crianças pequenas ao partilhar com elas que Deus responde às nossas orações, muitas vezes de forma inesperada. Sempre partilho esta experiência pessoal: “Quando tinha oito anos, estava orando desesperadamente pela minha mãe que estava muito doente e, mesmo assim, ela morreu. Poucos dias depois soube que tínhamos um novo irmãozinho. O papai disse que eu poderia receber meu novo irmão neste mundo novo e amá-lo e protegê-lo.
“Ainda sentia saudades de minha mãe, mas Deus nos deu uma nova vida – um irmãozinho – e agora eu minha irmã tínhamos uma nova missão – uma missão que nos ajudou a atenuar a tristeza”.
Certamente, temos o privilégio de acompanhar os pequeninos durante os anos em que sua mente é mais impressionável, quando as raízes das atitudes e dos valores estão sendo firmadas. Visto que as crianças são inerentemente espirituais e que fomos chamados para guiá-las em sua busca de conhecer a Deus, podemos ajudá-las a apreciarem o caráter sagrado da oração como uma celebração de sua fé.
Algumas de nossas maiores oportunidades de ensino não serão propositais. Esteja atento a essas oportunidades e esteja aberto aos “momentos” quando poderá ensinar. Certamente, essas ocasiões terão grande peso.
O poder da oração é extraordinário e a pureza da oração da criança, em especial, é assombrosamente inspiradora. As orações das crianças são muitas vezes espontâneas – honestas e sinceras. Há um poder maravilhoso na oração das crianças, como se tocassem o coração de Deus. Certamente elas podem mover montanhas com sua inocência.
Contudo, não podemos esperar que as crianças se enquadrem em nossas práticas de oração. Às vezes, nem mesmo seguem as normas que aprenderam de seus pais e avós. Necessitamos ajustar as nossas expectativas à vida de oração delas. Dependendo da idade da criança e de seu nível de desenvolvimento, a oração que proferem irá diferir grandemente.
Por exemplo, visto que aos 5 anos as crianças ainda são egocêntricas, podem simplesmente pedir a Deus para lhes dar mais doces; porém, uma criança aos 10 anos começa a ampliar seu escopo e assim pode orar pelas vítimas de catástrofes recentes. Por exemplo, contraste a oração familiar de uma criança pré-escolar na hora de dormir: “Agora me deito para dormir” com a oração de uma criança de 10 anos: “Pai nosso que estás no céu”. No entanto, ambas orações são sinceras e puras.
Mesmo uma criança pequena pode compreender a oração da bênção (“Deus, abençoa o papai, etc.”) ou a oração de gratidão (“Obrigado, Jesus, por cuidar do meu ursinho, etc.”).
Nossa missão é respeitar as diferenças e ajudar as crianças mais novas em nossa responsabilidade de acompanhá-las em sua jornada espiritual.
10 FORMAS DE INCENTIVAR AS CRIANÇAS A ORAREM
Dawn Marie Barhyte
Ø Ser um exemplo vivo! Visto que as crianças aprendem a partir daquilo que vêem em seu ambiente, o elemento fundamental para ensinar crianças menores a orar é sermos pessoas de oração.
Ø Estar onde a criança está! Usar linguagem apropriada e do dia a dia com elas, e ver que as orações sejam breves, simples, sinceras e diretas. Assegure-se de orar a respeito de fatos do dia a dia a fim de que cada criança possa compreender. Por exemplo: toda vez que ouvir as sirenes do carro de bombeiros, pare! Profira uma oração em voz alta. Faça-a com as crianças.
Ø ➂ Faça da oração a prioridade! Defina uma hora e lugar acolhedor e amoroso para ajudar as crianças a aceitarem a Deus. Prepare um lugar aconchegante de oração para ser usado antes do início do programa. Você pode incluir uma Bíblia para crianças, almofadas macias, música suave e relaxante como também livros sobre a oração e apropriados à faixa etária.
Ø Torne a oração uma rotina! As crianças apreciam a rotina e assim esta deve ser incorporada sempre que possível. Por exemplo, comece o dia com uma oração cumprimentando a Deus: “Pai celestial, ouça a minha oração. Que eu esteja sob o Seu amor e cuidado. Sê meu guia em tudo o que eu fizer hoje. Abençoe aqueles que me amam e a todas as crianças também”. Se durante a programação as crianças forem comer algo, profira esta linda oração: “Obrigado Senhor Deus por este mundo tão belo. Obrigado pelo alimento que comemos. Obrigado pelas aves que cantam. Obrigado por tudo, Deus. Amém”.
Ø Pratique as orações de improviso! Quando a criança o procura com uma preocupação ou problema, pare e faça uma oração com ela. Peça a direção de Deus. Por exemplo, você pode dizer: “Querido Deus, por favor, ajuda o José a ser melhor. Ajuda-o a partilhar seus brinquedos especiais com seu amigo João”. Por meio de nosso apoio podemos instilar a idéia de que podemos conversar com Deus, a qualquer ora e de que Ele sempre irá ouvir.
Ø Use orações diferentes! Como adultos usamos orações de agradecimento, de adoração, de petição e de louvor. Agradecemos a Deus pela melhor parte de nosso dia e sempre que algo bom acontece – não importa o quão pequeno – dedicamos um minuto para mostrar gratidão. Devemos ensinar isso às crianças. Muitas vezes agradecemos a Deus por Suas bênçãos; devemos incentivar aqueles que estão aos nossos cuidados a fazerem o mesmo.
Ø Incorpore atividades práticas sempre que possível! É boa prática planejar formas de permitir às crianças se movimentarem, ver ou tocarem como parte da lição. Crie uma colagem de “Obrigado, Deus” em sua classe e desenhe ou escreva suas orações. Elas podem também mostrar ou dizer como Deus respondeu a cada um. Para as crianças muito pequenas, alguém pode escrever por elas.
Ø A cada momento dirija a atenção das crianças para a Criação de Deus! Dê apoio ao senso natural de admiração e temor daqueles que estão sob sua responsabilidade. Agradeça a Deus, espontaneamente, ao ver um arco-íris depois de uma tempestade, ou as flores da primavera. Diga: “Vejam o que Deus fez para nós!”
Ø Convide as crianças a orarem por motivos específicos! Troquem idéias com as crianças e falem a respeito de situações e de pessoas por quem orar. Torne suas orações significativas ao orar especificamente por crianças da sala, pelas vítimas de alguma catástrofe local ou em outra região.
Ø Celebre a oração de cada criança! Alimente a auto-estima e elogie a oração proferida pela criança. “Muito bem, você fez uma oração muito bonita!” “Obrigado, (nome da criança). Deus fica feliz quando nos dirigimos a Ele”.
Dawn Marie Barhyte escreve de Warwick, Nova Iorque. Com estas palavras que transformam a vida, ela incentiva aqueles que trabalham com crianças: Líderes, professores, sigam orando! Orem para que através dessas experiências valiosas nossos jovens tenham sua fé fortalecida. Orem para que mediante nosso exemplo e o exemplo de muitos outros nossas crianças conheçam a magnitude da oração.
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[Extraído de Kids’ Ministry Ideas, julho – setembro de 2005, pp. 16-18
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