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domingo, 6 de março de 2011

DICAS REVISTAS IDÉIAS

A HORA DA HISTÓRIA

Você sempre consegue a atenção das crianças?

Belinda Mooney

É

um sábado de manhã e a classe espera entusiasmada pela história. Como diretora ou professora, sempre esperamos uma resposta positiva. Porém, geralmente, acontece o contrário; nós paramos de falar e as crianças seguem falando; e o pior é que fazem mais barulho, quando tentamos acalmá-las. Assim não podemos começar!

Contar uma história deve ser o momento mais emocionante e gratificante do grupo. Você pode captar, estimular e atrair a atenção das crianças. Lembre-se que as histórias não devem ser específicas para crianças pequenas. Os Primários, Juvenis e Adolescentes também apreciam muito as histórias e aprendem com elas. Seguem alguns conselhos, que indicam um melhor perfil na hora da história.

As histórias podem ter muitas formas.

Você pode apresentar uma história que tem memorizado ou contar uma experiência pessoal. Inclusive pode ler em voz alta para a classe. As crianças dos Primários, especialmente, apreciam as histórias em capítulos, se já podem ler perfeitamente. As biografias dos missionários, relatos de aventura na história da igreja e a vida dos personagens bíblicos, podem torná-las reais, através de um bom livro. Alguns livros já convidam a não perder o próximo capítulo. As histórias de aventuras são emocionantes, quando você pára na metade do capítulo, na parte mais interessante, para continuar na semana seguinte.

Apenas ler a história não é suficiente.

Você deve viver a história para captar a atenção das crianças. O uso de recursos visuais faz com que elas entendam melhor, e sua atenção é captada rapidamente. Um flanelógrafo pode ser uma ferramenta excelente para as crianças menores na hora da história. Também podem usar cartazes e outras gravuras para ajudá-las a visualizar as partes da história.

Outro bom recurso áudio visual são os acessórios ou objetos. Ao apresentar a história da vida de Moisés, use uma túnica, tome uma vara e caminhe com passos largos pela sala. Quando você vive a parte do personagem, a vestimenta não é necessária. Um simples objeto, tal como cajado do pastor ou a coroa da rainha podem fazer uma grande diferença.

A voz é a melhor ferramenta.

Não tenha medo de usar sua voz o máximo que puder. Em outras palavras, tenha cuidado de não falar de forma monótona. Falar em um mesmo tom leva crianças e adultos a dormir. Dê vida aos personagens de sua história com o tom de sua voz. Mude a voz para os diferentes personagens de sua história. Se precisar, deve grunhir, miar, latir ou soprar imitando o som do vento – surpreenda-os com os sons. Estas são as melhores ferramentas para se manter a atenção.

Suas expressões faciais vêm em segundo lugar. Use expressões diferentes para levar emoção, entusiasmo e personalidade; melhor ainda, envolva todo o seu corpo. Corra quando o ponto da história o indica; incline-se quando é necessário. Os movimentos do corpo e dos braços ajudam a ilustrar os pontos. Encurve-se quando se trata de uma pessoa idosa, ajustando os óculos na ponta do nariz; faça um círculo com os braços. Tudo isto são exemplos de maneiras de se usar o corpo.

Envolva as crianças.

As crianças, especialmente as menores, têm problemas para ficar quietas e sentadas por muito tempo, mesmo que a história seja interessante. Se você está apresentando a história da criação, faça com que elas fechem bem os olhos, enquanto você descreve o mundo escuro e vazio (sem forma). Depois, em alta voz, diga: “Haja luz!” e elas devem abrir rapidamente os olhos. As crianças amam este tipo de atividade. Não se espante, se tem que parar e ouvir uma criança que quer expressar algo sobre a escuridão da luz.

Mostre entusiasmo pela história.

Seja entusiasta! Se você pretende contar a história de José de uma forma simples para crianças de 3 anos, ou sobre a vida de Paulo para os Primários, conte como se houvesse aprendido para você mesma. Faça-o como se tivesse um grande segredo para lhes contar. Entusiasme-se! Nada tem efeito tão rápido, quanto o entusiasmo.

Não é emocionante partilhar a palavra de Deus com as crianças?

COMO ESTABELECER UM RELACIONAMENTO FORTE COM SEUS ALUNOS

Tente o que julgar melhor, descarte o restante. Então acrescente suas idéias

1.Mantenha contato através de correspondência esporádica. Use o e-mail, cartões postais, etc. (semanalmente, ou uma vez por mês ou no trimestre). Não é necessário que você seja o melhor amigo de seu aluno, apenas deixe-os saber que você pensa neles quando não está na sala de aula.

2. Faça uma visita ou telefonema. Mantenha o contato. Pergunte-lhes como passaram a semana. Veja como se saíram nas provas. Manifeste interesse pelo que irão fazer nas férias. Procure saber a respeito de seus animais de estimação, nome, raça, o que sabem fazer, etc.

3. Anote todos os pedidos de oração feitos na classe. Então, toda vez que escrever ou ligar para eles, pergunte a respeito do pedido de oração. Isto demonstra que você leva a sério essas orações o que significa que você também leva a sério as crianças.

4. Ore rogando sabedoria de Deus e forças na vida deles. Ore por eles uma vez por mês, semanalmente ou todos os dias. Deus honra nossas petições sinceras.

5. Use a cultura deles para influenciá-los positivamente. Fale a respeito da cultura na qual estão imersos, quer seja a música, as atitudes, os comerciais tolos, o que quer que seja. Não gaste energia tentando rebaixar a cultura. Encontre formas de usar as diferenças a seu favor.

6. Peça a Deus que “lhe” dê sabedoria. Caso você julgue que esteja havendo um problema a respeito algo que estejam fazendo, mantenha silêncio por um tempo e ore a respeito!

7. Conheça os pais pelo nome. Talvez você nunca teve a oportunidade de conversar com eles. Tente essa aproximação. Promova eventos sempre que possível para ter esse contato.

8. Mostre às crianças que você é humano. Elas precisam saber que você também sente raiva, e assim por diante. Mostre-lhes pela forma como age e reage que o cristão pode ter sucesso ao lidar com o medo, com a dor, com o luto, com as perdas e com todas as demais coisas de que não gostamos. Relacione-se com as crianças através dessas emoções difíceis a fim de que por meio de sua maturidade e experiência possa pavimentar-lhes um caminho a seguir.

9. Deixe-os saber que a vida não é fácil para nenhum de nós. Algumas vezes vemos as estrelas dos esportes, dos filmes, ou as pessoas mais abastadas do que nós como estando acima do sofrimento na vida. Eles estão sujeitos aos menos problemas e dificuldades que nós enfrentamos.

10. Não traga problemas domésticos e contendas para a sala de aula. Mentalmente, feche a porta. Deixe-os em casa. Seus problemas caóticos e não resolvidos podem se tornar ilustrações posteriores, caso encontre soluções positivas. Caso as crianças o vejam triste, simplesmente lhes diga que está tendo de tomar uma decisão difícil. Lembre-se, elas não têm maturidade suficiente para lidar com suas questões.

11. Leve para casa apenas a oração com você. Não deixe que as preocupações na sala de aula interfiram com a vida de sua família. Seu cônjuge e seus filhos merecem também uma parte justa de seu tempo. Parece que isso é uma contradição? Permita-me explicar. Quando você entra no seu quarto, feche a porta. Trata-se de uma conversa entre você e Deus. Quando sair do quarto, terá deixado suas preocupações e suas orações com Ele. O Senhor cuidará de tudo.


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